27 junho, 2017

Evandro Brasil fala sobre os acessos as escolas militares e a importancia do Pré-Militar


Para tirar duvidas de jovens e também de seus pais que tem procurado o nosso Instituto na busca de informações sobre os concursos de acesso as escolas militares, resolvemos publicar alguns artigos sob o assunto, Para dar inicio a esta serie de artigos vamos ter um dialogo com o diretor do Ineb o professor Evandro Brasil.

O Colégio Naval é um estabelecimento de ensino médio da Marinha do Brasil. A escola esta sediada em Angra dos Reis, uma das regiões mais belas do Estado do Rio de Janeiro. A proposta do Colégio Naval é preparar os alunos para o ingresso na Escola Naval. Esta por sua vez é uma instituição de ensino superior onde são formados oficiais da Marinha do Brasil. Por conta disso, o curso no Colégio Naval é conhecido como Curso de Preparação de Aspirantes.

O professor Evandro Brasil nos conta que a carreira militar hoje é um dos caminhos mais seguros para a garantia da instabilidade financeira, e que a metodologia de ensino dessas escolas se equiparam as melhores escolas do mundo.

"Para ingressar no Colégio naval o jovem deve ter o ensino fundamental completo, ser brasileiro nato ou naturalizado, ter 15 anos de idade completos e menos de 18 anos no dia 1º de janeiro do ano do curso. Quando também deverá ter concluído o ensino fundamental ou estar em fase de conclusão. Vale ressaltar que o Colégio Naval não admite moças, e também, que os candidatos não podem ser casados e também não poderão assumir tal compromisso até que se desligue da instituição de ensino." Afirma o professor.

Na avaliação, além das provas de conhecimentos o aluno deverá ter idoneidade moral, bons antecedentes para a situação de futuro oficial da Marinha do Brasil, além de, estar em dia com as obrigações civis e militares.

O concurso de admissão para o Colégio Naval normalmente ocorrem no mes de junho e as inscrições são abertas entre fevereiro e março. Por esta razão o programa de estudos oferecidos por nossa escola é de 10 meses com inicio em setembro de 2017 e encerramento em junho de 2018.

Nas etapas deste concurso o aluno vai encontrar:

1 - Prova objetiva com 20 questões de matemática e 20 de Inglês na primeira fase. Na segunda etapa haverá 20 questões de Português, 12 de Estudos Sociais, 18 de Ciências e uma Redação;
2 - Inspeção de Saúde;
3 - Teste de Aptidão Física;
4 - Curso de Formação composto de: período de adaptação, verificação de documentos, avaliação psicológica e curso de formação propriamente dito.

Evandro Brasil observa que todas as etapas descritas acima tem por finalidade a eliminação e a classificação. Só os que realmente se prepararem para esse desafio irão superar.

"A redação vale 100 pontos e o aluno deve utilizar pelo menos 20 linhas continuas e no máximo 30. A cada linha não preenchida ou excedida são descontados 5 pontos. E, na correção serão levados em conta a estrutura e o conteúdo, sendo coesão e coerência, o titulo e assunto e expressão. Serão corrigidas apenas as redações dos alunos que obtiverem mádias acessíveis nas provas escritas até o limite de três vezes o numero de vagas, considerando os empates na ultima posição. O aluno que tirar media abaixo de 50 é eliminado." Esclarece o professor Evandro Brasil. 

Os aprovados na prova objetiva, no teste de aptidão física e na inspeção de saúde os candidatos entram no período de adaptação em regime de internado, com duração de três semanas, podendo sair para visitar a família após a primeira semana de internato. Terminando essa etapa, os alunos se formam e recebem platinas de alunos do Colégio Naval.

Após a adaptação é iniciado o Curso de Preparação de Aspirantes, com duração de 3 anos. Durante esse tempo os alunos estudam disciplinas do Ensino Médio (antigo 2º grau), recebem instruções militares e são custeados com uma bolsa auxilio de R$ 989,00 (novecentos e oitenta e nove reais), além de receberem diversos benefícios, tais como: alojamento, alimentação, ajuda para aquisição de uniformes, assistência medico-hospitalar e odontológica etc.

"O regime da educação militar é de internato, mas os alunos tem os finais de semana livres, isso, quando não estão de serviço. O acesso dos alunos a Escola Naval na condição de aspirantes dependerá de aprovação do Ensino Médio promovido no Colégio Naval." Fala o professor Evandro.


O Colégio Naval fica na Av Marques de Leão, Centro de Angra dos Reis  

O Colégio Naval é a porta de entrada para aqueles que pretendem ser oficiais da Marinha do Brasil. Enquanto aluno, durante os três anos que estiver cursando, o estudante é considerado Praça Especial, tornando-se aspirante somente na Escola Naval (ensino superior). No quinto ano na Escola Naval, que compreende Estágio e Viagem de Instrução, torna-se Guarda-Marinha e no retorno ao Brasil passa a ocupar o posto de Segundo-Tenente.
A carreira de oficiais na Marinha compreende os seguintes postos: Segundo-Tenente, Primeiro-Tenente, Capitão-Tenente, Capitão de Corveta, Capitão de Fragata, Capitão de Mar e Guerra, Contra-Almirante, Vice-Almirante e Almirante de Esquadra.
Os oficiais de carreira são distribuídos por Corpos; dentro de um mesmo Corpo, por Quadros e, dentro de um mesmo Quadro, pelas respectivas escalas hierárquicas.
  • A Marinha proporciona aos nossos jovens os seguintes benefícios na busca por sua independência e estabilidade financeira:

  • 1 - Perspectiva de crescimento profissional ao longo da carreira; 
  • 2 - Bom ambiente de trabalho;
  • 3 - Plano  de  carreira  bem  definido, com possibilidade de ascensão contínua com aumento de salários proporcionais; 
  • 4 - Estabilidade;
  • 5 - Ingresso sem exigência de experiência anterior;
  • 6 - Salário inicial compatível com o mercado;
  • 7 - Salários indiretos e benefícios, tais como:
    8 - Transferências remuneradas;
    9 - Possibilidade de moradia quando fora da cidade do Rio de Janeiro;
    10 - Assistência médico-hospitalar para si e para seus dependentes em instalações exclusivas da Marinha;
    11 - Instalações sociorrecreativas para si e seus dependentes, mediante pequena mensalidade;
    12 - Ajuda para aquisição de uniformes; 
    13 - Alimentação; e
  • 14 - Proventos semelhantes aos da ativa quando estiver na reserva.
Esperamos que com esse artigo possamos ter ajudado a você jovem e a seus pais a optarem por seguir a carreira militar. Para lhe ajudar a alcançar este objetivo, o Instituto Evandro Brasil criou o CENTRO DE ESTUDOS DE ACESSO AS ESCOLAS MILITARES e esta apresentando um plano de estudos em 10 meses, onde pretende preparar os nossos jovens para este desafio. As inscrições do nosso pré-militar estão abertas com matriculas gratis. São 10 meses de estudos, com encontros aos sábados manhã: das 8 as 12h ou a tarde das 13 as 17h. Além dos encontros presenciais onde selecionamos os melhores e mais experimentados professores, nosso nucleo de atendimento ao aluno também oferecerá apoio institucional individualizado para tirar duvidas do aluno e seus pais sobre o acesso ao colégio militar, entendimento do edital, emissão de boletos para a inscrição, elaboração de cronograma sócio-educativo etc. 

Nosso plano de curso foi muito bem elaborado, fornecendo os instrumentos necessários para que os nossos professores tenham reais condições de preparar nossos alunos para o sucesso.


Pre-Militar
Preparatório para o Colégio Naval

Duração: 10 meses;
Matriculas: grátis;
Pré-requisitos: O aluno deve ter idades entre 14 e 17 anos e estar cursando no minimo o 8º ano do ensino fundamental;
Documentação necessária para a matricula: Cópia da identidade, cópia do CPF, cópia do Comprovante de Residencia do responsável: 1 foto 3 x 4 e cópia da certidão de nascimento do aluno ou cópia da identidade DETRAN.

Para garantir uma vaga neste curso entre em contato com a unidade do Instituto Evandro Brasil mais próxima de sua residencia.

Unidade Itaboraí
Av Prefeito Milton Rodrigues da Rocha, 439/2º andar, Manilha, Itaboraí, RJ
Tel. 2635-0438

Unidade Duque de Caxias
Rua Barão do Triunfo, 35, Centro, Duque de Caxias, RJ
Tel. 2772-4691



Nenhum comentário:

Postar um comentário