17 junho, 2017

Curso de Nutrição do Idoso

"O curso de Nutrição do Idoso tem o objetivo de qualificar os profissionais da area da saude, em especial os cuidadores de idosos."

Com o avanço da medicina e das tecnologias em diagnósticos, atualmente, as principais causas de morte entre idosos são previsíveis, e em função disso nos facilita a prevenção, por meio de ações relativamente simples e de baixo custo. Diversos estudos têm mostrado que hemorragias cerebrais e infartos são as enfermidades que mais tiram a vida de idosos, fato que é possível reduzir os episódios por meio de um controle efetivo da pressão arterial ou ainda pela introdução de hábitos saudáveis. Os programas de educação para idosos realizados nos postos de saúde podem não apenas evitar as mortes precoces, mas também amenizar o sofrimento com as sequelas de algumas doenças. 

O idoso deve possuir uma dieta equilibrada em carboidratos, proteínas e gorduras. A aceitação de vitaminas e minerais são essenciais por adequar diversas funções no organismo, atuando como antioxidante e prevenindo o envelhecimento e aparecimento de doenças. É imprescindível também, que a refeição apresente aspectos agradáveis, como cor, sabor, aroma e textura, e que o prazer seja prioridade no momento da refeição, atendendo as preferências do idoso. 

É pertinente pensar e analisar a necessidade de aprimoramento em produtos e serviços voltados à população idosa, de forma a requerer a prevenção e tratamento dos problemas que ocorrem nessa fase da vida. Em questão nutricional, tem-se a necessidade de priorizar a educação e inovação em tecnologias, produtos, serviços e conhecimentos satisfatórios que adicionem prazer e saúde a essa população, não desconsiderando as características fisiológicas e a necessidade nutricional específica. 

Todas as refeições realizadas deveriam ser pouco abundantes e mais repetidas para a população em geral, mas em especial para o idoso, para que não sobrecarregue demasiadamente o estômago e mantenha o metabolismo em perfeito funcionamento. Todas as refeições oferecidas à pessoa idosa devem ser preparadas de maneira que facilite a mastigação e permita uma fácil digestão, poupando a utilização de condimentos fortes, gorduras e calor excessivo. 

Não devemos esquecer que as refeições devem ser agradáveis de aspecto, de paladar e de consistência, com intuito que essa estimule o apetite. As alimentações do idoso devem ser arranjadas pobres em gorduras sólidas e de origem animal e rico em proteínas de origem animal, das quais o ideal é que metade seja proveniente de produtos lácteos. 

Segundo a Organização Mundial da Saúde - OMS, doenças infecciosas em 1950 representavam 40% das mortes no país, hoje essas apontam menos de 10% das mortes. Em controversa, as doenças cardiovasculares que em 1950 correspondiam a 12% das mortes, hoje representam mais de 40%, as quais se tornaram a primeira razão de óbito no Brasil a partir da década de 60. 

Em menos de 40 anos, o Brasil passou do perfil de morbimortalidade característico de uma população jovem, para um aumento de enfermidades crônicas, oportunas das faixas etárias mais elevadas, com custos diretos e indiretos mais elevados. 

Algumas dicas sobre a nutrição dos idosos, conforme o Manual do Idoso da Força Sindical (2010) descrevem: 
- Os idosos devem alimentar-se de quatro a seis vezes ao dia, incluindo alimentos de todos os grupos; 
- O idoso deve tomar no mínimo oito copos de água por dia; 
- É muito importante conter fibras na dieta do idoso; 
- Para evitar a prisão de ventre deve-se aumentar a ingestão de fibras, de água e realizar caminhadas; 
- As gorduras saturadas devem ser evitadas enquanto as insaturadas são permitidas como o azeite de oliva, por exemplo; 
- Açúcar deve ser ingerido com moderação; 
- As comidas devem ser bem mastigadas; 
- É importante tomar sol, pois o sol é fonte de vitamina D; 
- Para se prevenir contra a osteoporose é necessário manter uma dieta rica em cálcio, e abandonar vícios como o cigarro, o álcool e o café.



Curso de Nutrição do Idoso
O Instituto Evandro Brasil esta com as matriculas abertas para o curso Nutrição do Idoso, o curso tem a duração de 5 semanas e as aulas são teóricas e práticas. Nosso instituto conta com apoio audio e visual e laboratório especifico para as atividades práticas, com boneco expondo o aparelho digestivo. As aulas são ministrada pela Nutricionista Veronica Rangel, membro do conselho municipal de segurança alimentar e nutrição em Duque de Caxias.


Publico Alvo
Profissionais da area da saúde, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem, acadêmicos e Cuidadores de Idosos.

UNIDADE ITABORAÍ
Av Prefeito Milton Rodrigues da Rocha, 439/2º andar, Manila, Itaboraí/RJ
Tel. 2635-0438
(ver no mapa)

UNIDADE DUQUE DE CAXIAS
Rua Barão do Triunfo, 35, Centro, Duque de Caxias/RJ
Tel. 2772-491
(ver no mapa)

Seguir para a area de curso do Instituto Evandro Brasil


Nenhum comentário:

Postar um comentário