29 novembro, 2011

CURSO DE SOLDA INDUSTRIAL COM BOLSAS DE ESTUDOS PARCIAIS

"Seja um profissional de solda industrial com bolsas de estudos com descontos de até 70%. Ideal para jovens na faixa escolar que buscam uma profissão em plena expansão."
Eletrodo Revestido
Soldagem a arco elétrico com eletrodo revestido (em Ingles Shielded Metal Arc Welding – SMAW), também conhecida como soldagem manual a arco elétrico (MMA), é um processo manual de soldagem que realizado com o calor de um arco elétrico mantido entre a extremidade de um eletrodo metálico revestido e a peça de trabalho. O calor produzido pelo arco elétrico funde o metal, a alma do eletrodo e seu revestimento de fluxo. Os gases produzidos durante a decomposição do revestimento e a escória líquida protegem o metal de solda da contaminação atmosférica durante a solidificação. Devido à sua versatilidade de processo e da simplicidade de seu equipamento e operação, a soldagem com eletrodo revestido é um dos mais populares processos de soldagem. O SMAW é amplamente utilizado na construção de estruturas de aço e na fabricação industrial. O processo é principalmente utilizado para soldar ferro e aço (incluindo o aço inoxidável), mas também podem ser soldadas com esse método liga de níquel, alumínio e cobre.

Solda com Oxiacetileno
É o processo de solda feita por aquecimento das peças com chamas obtidas de gás oxi-combustíveis é chamada de “solda a gás”. Este processo foi introduzido industrialmente no ano de 1903 e foi usado extensivamente, aproximadamente, por meio século. No entanto, com o desenvolvimento de métodos mais sofisticados é agora largamente usado para unir componentes e reparo de metais ferrosos e não-ferrosos. Como processo não requer eletricidade alguma vez seu uso é indispensável, principalmente onde não existe eletricidade.
A intensidade do calor gerado na chama depende da mistura do gás oxi-combustível a uma determinada pressão dos gases. O Oxigênio é utilizado para proporcionar combustão do gás, mas pode ser usado ar comprimido no lugar do oxigênio, mas isto proporciona uma baixa eficiência térmica e consequentemente redução na velocidade de soldagem, o que, afeta também, a qualidade da solda. A escolha do gás, é portanto, importante pois, permite obter uma velocidade de soldagem e uma qualidade desejada no cordão de solda.
O gás mais utilizado é o acetileno, podendo também ser utilizado outros gases, mas os mesmos fornecem menos intensidade de calor e por isso uma menor temperatura. Concluindo, os gases mais usados em solda de gás oxi-combustível são o oxigênio e o acetileno.

Solda MIG/MAG
Soldagem por arco elétrico com gás de proteção, sigla em inglês GMAW (Gas Metal Arc Welding), mais conhecida como soldagem MIG/MAG (MIG – Metal Inert Gas e MAG – Metal Active Gas), trata-se de um processo de soldagem por arco elétrico entre a peça e o consumível em forma de arame, eletrodo não revestido, fornecido por um alimentador contínuo, realizando uma união de materiais metálicos pelo aquecimento e fusão. O arco elétrico funde de forma contínua o arame à medida que é alimentado à poça de fusão. O metal de solda é protegido da atmosfera por um fluxo de gás, ou mistura de gases, inerte (MIG) ou ativo (MAG).
Neste processo de soldagem é utilizada a corrente contínua (CC) e geralmente o arame é utilizado no pólo positivo (polaridade reversa). A polaridade direta é raramente utilizada, pois proporciona uma menor taxa de transferência do metal fundido do arame de solda para a peça. As correntes mais comumente empregadas são de 50A até mais do que 600A, com tensões de soldagem de 15V até 32V. Um arco elétrico autocorrigido e estável é obtido com o uso de uma fonte de tensão constante e com um alimentador de arame de velocidade constante.
Atualmente, o processo MIG/MAG é aplicável à soldagem da maioria dos metais utilizados na indústria como os aços, o alumínio, aços inoxidáveis, cobre e vários outros. Peças com espessura acima de 0,76mm podem ser soldados praticamente em todas as posições.

Solda TIG
Soldagem TIG (sigla em inglês de Tungsten Inert Gas) é um processo de soldagem a arco elétrico entre um eletrodo não consumível de tungstênio e a poça de fusão com proteção gasosa, sobre a qual faz-se o acréscimo ou não de um metal de adição, normalmente na forma de um arame relativamente fino. O processo também é conhecido em inglês com o Gás Tungsten Arc Welding (GTAW).
Esta técnica surgiu da necessidade de disponibilidade de processos eficientes de soldagem para materiais difíceis, como o alumínio e magnésio, principalmente na indústria aeroespacial e de aviação. Assim, com o seu aperfeiçoamento, surgiu um processo de alta qualidade e relativo baixo custo, de uso em aplicações diversas.
O processo manual de soldagem TIG é considerado um dos mais difíceis de todos os processos comuns utilizados pela indústria devido à necessidade de destreza do operador para manter um pequeno arco e prevenir que o eletrodo não encoste com a peça de trabalho. A utilização de duas mãos dificulta ainda mais o processo (uma mão segura a tocha de soldagem, outra, o arame do metal de adição). O Gás de proteção utilizado é o Argônio ou Hélio ou a mistura dos dois.
Observação: Diferentemente dos processos MIG/MAG, não existe soldagem com eletrodo de tungstênio em atmosfera não protetora, ou "gás ativo", logo, não existe o que seja um processo "TAG". A utilização de gás ativo no processo oxidaria antes de qualquer coisa o próprio eletrodo de tungstênio.

O INSTITUTO EVANDROBRASIL sugere os cursos de solda industrial nesta sequencia, afinal um profissional de solda deve conhecer e saber operar com as mais diversificadas situações, equipamentos e principalmente dominar técnicas de segurança. cada um desses cursos em nosso instituto tem a duração de 3 meses, e, para ingressar no mercado de trabalho é importante que o profissional domine as técnicas de Eletrodo Revestido e Oxiacetileno, e posteriormente o profissional participa dos curso de MIG/MAG e TIG. 

Cada turma do curso de solda industrial é formada por 20 alunos, que participam de aulas práticas, atividades complementares e prática em laboratório. Para mais informações compareça a sede do INSTITUTO EVANDROBRASIL. 
Rua Barão do Triunfo, N.º 35, Centro, Duque de Caxias, RJ
Tel.: (21) 4128-2253 ou 9826-2560

2 comentários:

  1. quero volta a estudar e fazer o meu curso de solda tig

    tem como?

    o mais rápido positivável

    Att: Rafael Rodrigo

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, qual o valor do curso de solda eletrodo revestido?

    ResponderExcluir